Implementação do ACCEPT OEE na SOGEVINUS
Case Study
Este case study centra-se na experiência de implementação do sistema ACCEPT OEE na Sogevinus. Parte-se da digitalização do chão de fábrica com ferramentas de recolha e análise de dados, para que a sua atualidade empresarial fosse dedicada à análise das principais causas de paragens, definição de ações baseadas em dados concretos, e medição do impacto a curto, médio e longo prazo das soluções implementadas.
Consciente das limitações e dos impactos associados aos registos manuais diários de paragens e quantidades produzidas, o objetivo principal da Sogevinus era dar início a um processo de evolução para um contexto de Indústria 4.0.
A Sogevinus tinha um modo de atuação manual de registos diretamente de cada uma das 5 linhas de produção, que posteriormente, eram transcritos para folhas Excel. Os responsáveis de cada linha estavam encarregues de registar manualmente os dados das paragens e quantidades produzidas para posterior cálculo do OEE.
Ineficiência, tempo despendido e duplicação de trabalhos eram termos na ordem do dia. Por um lado, a fiabilidade e o detalhe, dos dados recolhidos eram baixos, o que impossibilitava análises objetivas aos problemas e dificultava o desenvolvimento de planos de ação fundamentados. Por outro, o tempo improdutivo associado à introdução de dados em Excel representava dificuldades acrescidas na manutenção dessa rotina de trabalho.
O ACCEPT OEE é uma solução de software para monitorização e otimização do desempenho das linhas de produção, por meio de recolha e análise, em tempo real, de sinais de automação, diretamente de máquinas e equipamentos. Desta forma, é possível garantir o máximo rendimento e eficácia das linhas de produção, reduzindo custos e desperdícios, acompanhando o seu desempenho através de dashboards e relatórios.
- Informação mais clara e visível.
- Melhoria na recolha e automatização dos dados.
- Facilidade de classificação das paragens.
- A plataforma analytics permitiu uma maior monitorização dos problemas e do OEE.
- Redução do tempo associado ao registo manual de cerca de 1 hora/dia.
- Mais tempo disponível para dedicar à análise e construção de planos de ação aos problemas.
- Maior comprometimento da equipa com o indicador OEE, que potenciou um aumento geral na ordem dos 5%.
- Aumento do histórico de dados e da capacidade de análise da empresa para explorar os problemas.
- Ganhos operacionais na melhoria da monitorização dos indicadores e na comunicação dos KPIs.